segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Franz Ferdinand @ Campo Pequeno, 02/12/2009



E, finalmente, festa brava! Não é de tourada que falamos, apesar do recinto se prestar a essas coisas, mas do fabuloso concerto que os Franz Ferdinand deram pela primeira vez em nome próprio em Portugal, como fizeram questão de frisar.
A minha "feel good band" preferida (= banda para abanar a anca como se não houvesse amanhã) deu um concertão, como aliás já é costume. Na terceira apresentação ao vivo de "Tonight: Franz Ferdinand" a que pude assistir este ano e na 4.ª vez que tive o prazer de os ver, pude comprovar que, apesar de a digressão já ir longa, o entusiasmo da banda não esmorece, o que, sobretudo depois do concerto de Marilyn Manson na noite anterior no mesmíssimo recinto, é de louvar.
Alex Kapranos e sus muchachos comprovam ao vivo porque é que a banda que só queria fazer música para pôr as miúdas a dançar se agigantou da sua Escócia natal para o mundo, sem perder a simpatia e espírito de entrega que sempre os caracterizou.
O alinhamento certeiro só pecou pela omissão de "The Fallen", um dos meus temas preferidos dos Franz, mas incluiu uma deliciosa versão de "All My Friends" dos LCD Soundsystem. No dia seguinte a minha banda sonora de ir para o trabalho incluiu mesmo a audição quase ininterrupta deste tema da banda de James Murphy, que já não ouvia há algum tempo, para além do muito dançante e catchy "North American Scum". Uma homenagem dos Franz que lhes caiu muito bem.
A meio do concerto, um idiota na plateia lembrou-se de acender um very light e provocar um valente susto no público, além de um intenso cheiro a queimado. Temia-se pela continuação do concerto, mas, ânimos acalmados e siga a dança. A revista de segurança não foi, pelos vistos, muito competente.
A sequência final do concerto, com toda a banda a tocar bateria em "The Outsiders" como é costume deu o mote para a saída de palco e posterior regresso para o encore, que terminaria, também como de costume, ao som de um muito acelerado (em relação ao original) "Lucid Dreams". A banda vai abandonando o palco, um a um, começando por Kapranos e fica o baterista para um gigantesco solo. Foi o adeus ou o até breve, que se espera.

Alinhamento

No You Girls
The Dark of the Matinée
Can't Stop Feeling
Do You Want To
Twilight Omens
This Fire
Live Alone
Tell Her Tonight
Take Me Out
Ulysses
40'
What She Came For
Outsiders


Encore:

Walk Away
Michael
All My Friends
(LCD Soundsystem)
Lucid Dreams

Sem comentários: