segunda-feira, 6 de julho de 2009

What the fuck???


Viajar de avião em pé está nos planos da Ryanair

«A ‘low-cost' irlandesa Ryanair está a estudar a possibilidade de vender bilhetes de avião a passageiros que estejam dispostos a viajar de pé em rotas de pequeno curso.
De acordo com a empresa, a medida pode aumentar a capacidade dos aviões em 30% e reduzir custos em 20%.
O presidente executivo da empresa, Michael O'Leary, afirmou que, caso a ideia seja aprovada pela autoridade de aviação irlandesa, esta será implementada através da adaptação de aviões já existentes e nos novos aparelhos que entretanto sejam comprados, já com o interior modificado.
Segundo o mesmo responsável, a empresa já falou com a Boeing sobre a viabilidade de um projecto para modificar a parte traseira dos aviões para instalar uma série de "assentos verticais", semelhantes às cadeiras de um balcão de bar.
Assim, acrescenta, o passageiro poderá sentar-se e colocar o cinto ou permanecer de pé, quando as condições de voo permitirem e a viagem não superar os 90 minutos de duração.
Para o porta-voz da empresa, Stephen McNamara, a iniciativa está em total conformidade com os procedimentos de segurança. O mesmo responsável destacou ainda que os passageiros vão pagar menos pelo bilhete caso optem por viajar em pé. Segundo o "Daily Mail", um esquema similar foi posto em prática recentemente pela companhia chinesa Spring.
Esta é a última de uma série de medidas de redução de custos postas em prática pela Ryanair. Entre as outras iniciativas estão a intenção de obrigar os passageiros a levar a sua própria bagagem até ao avião, a cobrança de 1 libra esterlina para a utilização da casa de banho durante o voo e a introdução de um imposto de obesidade para passageiros com excesso de peso.
Desde Outubro do ano passado que a companhia irlandesa não dispõe de balcões de 'check-in' nos aeroportos, sendo o cliente obrigado a fazer o procedimento via internet. Caso tenha bagagem a despachar, o passageiro tem de pagar uma taxa.
A companhia aérea ‘low-cost' está também interessada em concorrer com a TAP nos voos domésticos em Portugal, com ligações entre Lisboa e Porto, agora que anunciou a criação de uma base permanente a partir da cidade nortenha. A entrada deste operador no mercado interno poderá ocorrer já a partir de Outubro.»

(In Diário Económico)

Como gaja que trabalha no ramo da aviação (ainda que privada e a anos-luz deste disparate pegado), faço daqui um apelo: NÃO VOEM COM A RYANAIR!!! Eu nunca voei nem pretendo fazê-lo. ANA - Aeroportos de Portugal e INAC*: retirem o AOC** a estes senhores, sff! Isto é para lá de absurdo! Como é que é possível esta gente operar no nosso espaço aéreo?
Voar de pé? Pagar para ir ao xixi? Pagar imposto de obesidade? IMPOSTO DE OBESIDADE? UÁTAFÁK??? Levar a bagagem até ao avião, bagagem essa já paga como extra, na dita taxa de bagagem? Não têm balcões de check-in? Mas estamos onde, no Burkina Faso?
O meu grau de indignação é tal que nem me dá para levar isto na brincadeira.
Não esqueçamos que a Ryanair já foi acusada de voar sem os mínimos de combustível de reserva exigidos, bem como de efectuar voos com portas danificadas. Só um louco para optar viajar com esta empresa.
A próxima medida há-de ser cada passageiro levar o seu próprio bidão de combustível e um martelo para qualquer ocorrência, deito-me eu aqui a adivinhar...

*INAC - Instituto Nacional de Aviação Civil;
**AOC - Air Operator Certificate.

Sem comentários: