terça-feira, 7 de abril de 2009

Franz Ferdinand @ Palacio de Deportes, Madrid, 3 Abril 2009







"Some say ya' troubled boy/ Just because you like to destroy/ All the things that bring the idiots joy/ Well, what's wrong with a little destruction?"
Melhor começo para o concerto dos Franz Ferdinand na passada sexta-feira no Pabellón de Deportes, em Madrid, era difícil. "The Fallen", é, sem dúvida, um dos melhores temas alguma vez gravados pela banda.
Antes, porém, tinham subido ao palco os alemães Kissogram (uma boa surpresa) e os Mando Diao, já sobejamente conhecidos em Espanha, se considerarmos a histeria quase colectiva mal os suecos entraram em palco (e, sobretudo, durante a performance do hit "Dance with Somebody") e com uma igualmente boa base de fãs em Portugal, ao que não será alheia a sua actuação no Festival de Paredes de Coura no ano passado.
O Pabellón de Deportes, ali bem perto do belíssimo Parque del Retiro e do Paseo del Arte, já registava grande enchente duas horas antes do início do espectáculo, marcado para as 20h. Havia que recolher os bilhetes e esperar ao sol nas longas filas que se concentravam fora do recinto. Cá fora, o já habitual negócio de comes e bebes ilegal espanhol ia fazendo pela vidinha, aproveitando o evento.
Após abertura perfeita havia que manter o ritmo acelerado, como convinha. O calor nas filas dianteiras onde nos encontrávamos (o nosso contigente incluia 5 portugueses e um espanhol) ia aumentando exponencialmente a cada música debitada e os pulos da multidão contribuíam para o ambiente de festa total. Então, se é festa que querem, tomem lá "The Dark of de Matinéé", sem espinhas, pareciam dizer os Franz.
"No You Girls", ainda que sem ossos de esqueleto a servir de baqueta, mas com vídeo por trás, marcou a estreia de temas do novo álbum. Em seguida, regresso a "You could have it so much better" com o mais que saltitante "Do You Want To" e a "Franz Ferdinand", álbum de estreia, com "Tell her tonight". Segue-se "Twilight Omens", porventura uma das canções mais interessantes de "Tonight: Franz Ferdinand", que é, na minha opinião, o registo mais fraco da banda, ainda que esteja muito longe de ser um mau disco. Apenas fica abaixo dos anteriores, se me é permitida a crítica. "Walk away", "Take me out", "Turn it on" (um dos temas mais fortes deste último álbum) a puxar, mais uma vez, ao abanar vigoroso da anca e o regresso ao álbum inicial da banda de Alex Kapranos com uma das melhores músicas que fizeram, "Michael" (a par de "Outsiders", guardado para o encore ou a já referida "The Fallen"). "Bite Hard", "40'" e Ulysses" deram por terminado o alinhamento, mas exigia-se um encore e não foi preciso esperar muito por ele. A menina "Jacqueline" fez a sua entrada graciosa, seguida de "What she came for" e do supra-mencionado e muito dançante "Outsiders", que termina com toda a banda reunida em volta da bateria a tocar um longo solo de batucada cada um para seu lado, à semelhança do que já tinha acontecido na passada edição do Festival do Sudoeste. Para encerrar a festança, os Franz arrancam um praticamente irreconhecível "Lucid Dreams" quase a ferros. É que, tal como já mencionado pela Blitz anteriormente, a parte electrónica da música ainda não está bem oleada e há que dar novas roupagens ao tema de modo a que este funcione. O (literalmente) incendiário final dá-se ao som de "This Fire": se era incendiar Madrid que queriam, missão cumprida!
Por mim marco já presença em Paredes de Coura, ainda que ache que Franz Ferdinand funcionam melhor em nome próprio do que em festival. Lá estarei a picar o ponto, tal como muitos de vós, imagino.
"The only dream is Valium for me." Ah sim? Então, "C'mon let's get high!"

Artigo publicado no fórum da Blitz online. Para quem quiser lê-lo, bem como os respectivos comentários é só fazer clique em:

http://blitz.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=bz.stories/43649

5 comentários:

Carca disse...

Que bom! Eu estou a ressacar de concertos há meses! Também quero!

Carca disse...

Ah, e já ouviste a cover que os Franz Ferdinand fazem a Call Me dos Blondie? É demais! Está na compilação War Child Heroes.

Battle Axe disse...

Carlitos, se queres ir abanar a anca por aí, junta-te aqui à malta e vem a Paredes de Coura! Fazes anos nessa altura e tudo, por isso que melhor maneira de comemorar o teu aniversário do que ir ver Nine Inch Nails e Franz Ferdinand ao cu de Judas, humm?
Ainda não ouvi a cover dos Franz para os Blondie, mas vou ouvir já, já. Devo confessar que o "Call Me" é um daqueles temas que dou por mim a cantarolar aqui em casa nos meus momentos de sopeira, qual Debby Harry de avental e tacho na mão. Há quem cante no duche, eu é mais quando estou na cozinha. Podia dar-me para pior...

"Call me on the line
Call me call me any anytime
Call me..." Lá lá lá lá lá...

Battle Axe disse...

Já ouvi, gostei, aprovei e cheira-me que ainda sou gaja para escrever um post sobre a referida colectânea. A versão dos Franz Ferdinand está demais, mas a dos Yeah Yeah Yeahs para os Ramones também está bem interessante.
Obrigada pela dica, amigo!
Beijoca***

Miss-I-Am-Free-Because-I-Belong-Nowhere disse...

Mais uma excelente review com direito e tudo a publicação no sitiozinho da Blitz. Well done! Não sei porque é que ainda não te contrataram!

Foi um BRUTALÍSSIMO CONCERTO, sem palavras, e foi um EXCELENTE FIM-DE-SEMANA! :D Espero que se repita muitas mais vezes! :D