segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Weltliteratur @ Fundação Calouste Gulbenkian


A Fundação Calouste Gulbenkian tem patente desde dia 30 de Setembro e até 4 de Janeiro de 2009 a exposição "Weltliteratur - Madrid, Paris, Berlim, S. Petersburgo, o Mundo!". Nela podemos encontrar textos, fotografias, documentos, quadros e vídeos (um deles de Manoel de Oliveira), sendo que estão todos interligados. O domínio pertence a Fernando Pessoa e a Luís de Camões, mas por lá passam textos de Mário de Sá-Carneiro, Teixeira de Pascoaes, Jorge de Sena (num texto deveras depreciativo sobre Camões, transformando-o no anti-herói luso, que chega a ser escatológico nos termos que utiliza), Vitorino Nemésio, Camilo Pessanha, Almada Negreiros ou Charles Baudelaire. O único quadro sobrevivente de Santa Rita Pintor (o artista ordenou que toda a sua obra fosse destruída antes de se suicidar), «A Cabeça» está também exposto na galeria de exposições temporárias da Gulbenkian, local escolhido para albergar a exposição, comissariada pelo Professor António M. Feijó, catedrático da minha Faculdade de Letras, mas de quem não fui aluna.
Diferente do habitual por ser uma exposição para ser também lida e não só vista, tornou-se ainda mais interessante porque, por um feliz acaso, tinha acabado de se iniciar uma visita guiada, o que ajudou a compreender melhor as relações entre textos, fotografias, quadros e vídeos, que, à primeira vista poderiam passar se não despercebidas, não seriam, pelo menos tão óbvias. Ainda por cima era domingo e foi totalmente grátis. Só vantagens, como se vê.
No próximo dia 22 de Novembro estará presente na Gulbenkian e a propósito desta exposição o Prémio Nobel da Literatura, V. S. Naipaul para uma conferência sobre a «literatura do mundo» (a tal «Weltliteratur», expressão de Goethe).
Se puderem e a temática vos interessar, não deixem passar a oportunidade. Foram duas horas muito bem passadas.

1 comentário:

Miss-I-Am-Free-Because-I-Belong-Nowhere disse...

A ver se passo lá este fim-de-semana ;-) e logo com um nome tão sugestivamente alemão, não posso perder mesmo :D