domingo, 20 de julho de 2008

A culpa que não morre solteira


Beck is back! Trocadilho gasto, claro está, mas e que regresso!
O recém-lançado "Modern Guilt" de Mr. Hansen, que poucos de nós terão tido oportunidade de ver ao vivo no passado dia 10, no Super Bock Super Rock, mercê do cartaz bastante mais apelativo do Alive! Oeiras, na ponta oposta da cidade de Lisboa, teve honras de estreia no Parque Tejo. Já disse o que tinha a dizer sobre eventos sobrepostos, ainda para mais quando queria estar nos dois sítios ao mesmo tempo, mas deixei que RATM, Gogol Bordello, The Hives and so on levassem a melhor. Um grande "fuck you" à Música no Coração é o que apetece dizer. As zangas de comadres entre esta e a Everything is New a lixarem, como sempre, o público.
Adiante.
"Modern Guilt" é um grande álbum, apesar dos seus apenas 10 temas e pouco mais de 30 minutos de duração. Entrada de leão com "Orphans", porventura um dos melhores temas do álbum. Segue-se a dançante e muito cantarolante também, ou não estivéssemos em época estival, "Gamma Ray" a puxar ao bambolear de anca num qualquer festival europeu. A etérea "Chemtrails" que fica a pairar nos nossos espíritos muito depois de terminar e é também, na minha opinião, um dos melhores deste "Modern Guilt". "Modern guilt I'm staring at nothing, Modern guilt I'm under lock and key [...] Feels like everything is starting to hit me. [...] Don't know what I've done but I feel ashamed", do tema título. Vergonha? De quê? Eis um dos melhores CDs deste Verão, de caras!
"Youthless", fantástica canção, mais uma das minhas músicas de eleição. "Walls" e "Replica" são as «senhoras» que se seguem, com a rockeira "Soul of a Man" a colar-se-lhes. "Profanity Prayers", o penúltimo tema, tem, provavelmente, um dos refrões mais cantaroláveis do ano. A fechar, a melancolia de "Volcano". E assim passa meia hora. Apetece dizer: onde está o resto? Já acabou? Passa a voar, e que pena é.
Beck é culpado, sim. Culpado de ter escrito um dos álbuns do ano. Regresso em grande forma e uns quantos furos acima do anterior "The Information", digo eu.
Que seja muito bem-vindo e que volte a Portugal, numa sala bem perto de nós. Aguardemos, pois.

1 comentário:

Miss-I-Am-Free-Because-I-Belong-Nowhere disse...

Bien...tb gostaria de ter visto este senhor, não por o seguir assim tão de perto como tu, mas por mera curiosidade, já que há muito que não oiço. Bem, já tratei de sacar este "Modern Guilt" e já toca para estes lados ;-);no fim da leitura audivita, volto aqui a estes lados a dar o meu parecer. :p Já agora digo tb que este fim-de-semana recebiem mãos, vindo directamente da capital "espanhuela" um posterzinho com a bela foto deste "Modern Guilt"...um "recuerdo" de alguém que teve o privilégio de ter visto Beck ao vivo e a cores em Madrid...

beijinhos,
chuac chuac